sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Jaiminho o Carteiro ganha estátua em Tangamandápio



http://www.gandaiabr.net/jaiminho-o-carteiro-ganha-estatua-em-tangamandapio/


Aqui no Brasil o seriado Chaves, que passa no SBT desde meados da década de 1980, está entre os programas de televisão mais assistidos e mais queridos de jovens, adultos e crianças, de todas as idades. Com seu humor leve, irônico e carregado de ingenuidade, Chaves, Kiko, Seu Madruga, Chiquinha, Dona Florinda, Professor Girafales, Dona Clodilde, Senhor Barriga, Nhonho e muitos outros conseguem arrancar risos e gargalhadas, mesmo depois de mais de quarentas anos passando em centenas de países.
É claro que todos nós temos o nosso personagem preferido, mas sem dúvida, Jaiminho o Carteiro, tem um lugar especial dentro dos corações de qualquer fã do programa. E muita gente não sabe, mas a cidade natal do personagem Jaiminho, a pequena Tangamandápio, realmente existe e para agradecer ao carteiro que tornou a simples cidade mexicana mundialmente conhecida, a prefeitura local inaugurou uma estátua, em tamanho natural, feita de bronze.
A placa ao pé da estátua diz “En Memoria de Jaimito el Cartero, a quien el pueblo de Tangamandápio le rinde homenaje postumo por haber dado a conocer nuestro municipio a nivel internacional”, que em tradução livre significa “Em memória de Jaiminho, o Carteiro, a quem o povo de Tangamandápio faz uma homenagem póstuma por fazer nosso município conhecido a nível internacional”.
A estátua de 1,70 de altura, e seu custo foi de aproximadamente 170 mil reais, mas apesar do alto valor, a prefeitura de Tangamandápio espera que o número de turistas à cidade aumente e com isso o dinheiro investido na estátua vai acabar voltando para os cofres públicos, já que os turistas vão fomentar o comércio local nas áreas de hotelaria, alimentação e lojas locais.

Jaiminho, o Carteiro

O personagem, cujo jargão “Quero evitar a fadiga” se tornou muito popular e continua sendo utilizado até hoje, foi criado por Chespirito para entrar no lugar dos personagens Kiko e Seu Madruga, que saíram do programa em 1979, depois de um desentendimento. O carteiro, que é caracterizado principalmente por sua preguiça e também por uma bicicleta que ele apenas empurra, por não ter aprendido a pedalar, era interpretado por Raúl “Chato” Padilla, que também fazia participações em outros programas criado por Chespirito, principalmente no Chapolin Colorado. Raul faleceu na Cidade do México, em 3 de fevereiro de 1994.
Em 1981, quando Ramón Valdéz volta a interpretar o Seu Madruga, Jaiminho acaba sendo retirado do programa e um ano depois quando Dom Ramón se afasta por problemas de saúde, Jaiminho entra para a trupe da vila definitivamente e passa a viver na Vila no apartamento de número 24, que fica no alto das escadas. No enredo, ele passa a ser “cantado” pela bisavó da Chiquinha, a Dona Neves, e também Dona Clotilde, ou Bruxa do 71.

Nenhum comentário:

O ENCONTRO DO EUROPEU COM O AFRICANO

O ENCONTRO DO EUROPEU COM O AFRICANO Trabalho apresentado a Unopar por: LEONARDO CLEBER O homem moderno europeu apesar do...