terça-feira, 6 de novembro de 2012

O TRABALHO ESCRAVO AINDA PERSISTE NO BRASIL?



Mesmo com a grande vitória conquistada em 1888, com a abolição da escravatura,ainda hoje o trabalho escravo é combatido, pois ainda persiste em continuar em nosso país de forma mascarada e muitas vezes envolvendo não só negros e brancos mas também crianças e adolescentes que deveriam estar nas escolas , se sujeitando a trabalhar a troco de salários inferiores ao minimo, e insalubres, sem nenhuma garatia. Há também a escravidão de mulheres que são levadas para outros países, principalmente países europeus para se prostituirem, é o chamado escravismo sexual. Em nossos dias, existem trabalhadores que vivem em fazendas, e não podem sair delas porque possuem dívidas com seus donos . Estes motivos fazem com que muitas pessoas vivam ainda sob regime de verdadeira escravidão. Escravidao muitas vezes praticadas por pessoas influentes no cenário político e empresarial de nosso país.

Posso citar aqui a exploraçao de mão- de- obra nos canaviais, com a entrada de capitais estrangeiros , o que gera baixos salários e ainda a perda de direitos conquistados na CLT. O próprio sindicato destas classes muitas vezes acabam assinando acordos que prejudicam estes trabalhadores. E o pior é que crianças e adolescentes também são utilizados por estes ´´senhores``, pois representam mais lucros e sua mão- de- obra é mais barata. Assim , mesmo existindo leis que proíbem tais ações , é corriqueiro reportagens que retratam estes ´´trabalhadores``que vivem em



condições sub-humanas na atualidade. Segundo dados da Unicef,cerca de 3 milhões e 800 mil crianças e adolescentes, entre 5 e 16 anos ,trabalham atualmente no Brasil. Geralmente em carvoarias, fazendas, canaviais e nas ruas tratados como verdadeiros escravos, o que prejudica o desenvolvimento emocional , fisico e intelectual destes, pois eles acabam por abandonar seus estudos para irem a luta.

Em uma operação recente do Ministério do Trabalho e Emprego houve a libertação de 1003 trabalhadores da Destilaria Gameleira. Esta foi a maior libertação de trabalhos escravos recente no país; a usina localizada na região nordeste do Mato Grosso pertence a família Queiroz Monteiro, influentes empresários pernanbucanos , cujo filho é deputado federal pelo PTB, Armando Queiroz Monteiro .

Como podemos ver a escravidão está longe de acabar, pois o próprio governo muitas vezes faz vistas grossas para está realidade que nos assola nos dias atuais, e que não deveriam existir, pois vivemos em um país que existem leis que asseguram o direito dos trabalhadores, além dos direitos humanos. Como pessoas formadores de opinião temos a obrigação de acompanhar estes fatos de perto e denunciar estes abusos causados por pessoas que pensa no ser humano apenas como objeto de exploração.

´´O camponês sempre espera, e a esperança é a parte melhor e mais verdadeira da alegria humana``


BIBLIOGRAFIA



Extraído de Maria de Lourdes Nosella, As belas mentiras, São Paulo,Ed.Moraes,1981.

www.sucre-ethique.org./ apesar do sucesso da cana trabalhador continua na mesma,Brasil,2007

História/Modulo 1, UnoparVirtual, O Contexto Socio-historico, p111



Nenhum comentário:

O ENCONTRO DO EUROPEU COM O AFRICANO

O ENCONTRO DO EUROPEU COM O AFRICANO Trabalho apresentado a Unopar por: LEONARDO CLEBER O homem moderno europeu apesar do...